

Quem está acompanhando a Rocky Peak ou o Legacy2e a algum tempo sabe o quão importante são as famílias para o jogo.
Em uma explicação bem genérica e rápida podemos defini-las como um dos aspectos assumidos e interpretados pelos jogadores nas mesas de Legacy2e e numa explicação mais voltada para o espírito do game, famílias representam um grupo que conseguiu, através de suas habilidades, sobreviver ao cataclismo e agora lutam para existirem em um mundo em ruínas.
Entretanto, as famílias representam muito mais do que isso para o Legacy2e, são a espinha dorsal do jogo e por tanto criam diversos viés de atuação dentro das sessões. Neste artigo vamos tratar de como as famílias acabam por “construir” o cenário da mesa.
No momento que o jogador escolher uma família ele está também criando o mundo onde se passará o jogo. Por exemplo, se alguém escolher a família Os Pioneiros das Profundidades que possuem uma origem aquática, automaticamente o mundo passará a ter ambientes aquáticos como rios, lagos e oceanos. Se for uma família um pouco mais peculiar como Os Filhos das Estrelas, é certeza que teremos elementos alienígenas e temas espaciais.
Apesar das famílias terem nomes específicos elas devem ser encaradas como arquétipo e não algo pré-definido, seu nome na campanha, como se vestem, sua aparência, como lidam com as habilidades entre outras coisas podem ser livremente alteradas. Novamente vamos usar como exemplo Os Filhos das Estrelas (The Stranded Starfarers).
Em uma mesa eles podem ser alienígenas humanoides com aparência de elfos verdes que estavam no planeta no momento do cataclismo e tiveram sua nave atingida de modo que ficaram ilhados ali, já em outra, eles podem ser alienígenas conquistadores que chegaram logo após o apocalipse e possuem a forma de esporos que uma vez inalados, se estabelecem na base da coluna controlando o hospedeiro. Ou seja, não há limites para a imaginação.
Ainda existe o que chamamos de “marcos” (Landmarks). Esta mecânica possibilita não só a customização do personagem do jogador como também da realidade onde se passará o jogo. São fatos escolhidos pelos jogadores que se tornarão verdades para o mundo. Os marcos de modo geral estão relacionados diretamente com as características base de cada família.Estas divididas em três grupos:
Ruínas (Ruins):
As famílias deste grupo se afastaram totalmente do mundo de antes, tudo que possuem é através de exploração dos ermos, sucatas e saques. Lutam contra as adversidades do mundo com fúria e disposição. São os clássicos grupos de sobreviventes de um futuro pós-apocalíptico. Exemplos da temática: The Walking Dead, Madmax e Zumbilândia.
Ecos (Echoes):
O que rege aqui é a tecnologia, geralmente avançada, estranha e bizarra. Podendo ser a evolução de algo que já conhecemos ou algo totalmente diferente. Desde robôs autômatos, máquinas steampunk, magitek e outros. Exemplos de temática: Fallout, Matrix, Horizon: Zero Dawn e Outer Space.
Reflexos (Mirrors):
A definição básica deste grupo é: Esqueça tudo que é normal. O que manda aqui é a completa quebra dos padrões. Veremos aqui alienígenas, criaturas interdimensionais, seres extraplanares, mutantes e outros tão estranhos quanto. Exemplos de temática: Guerra dos mundos, Independence day, Planeta dos Macacos, Alien e Predador.
Para aguçar a curiosidade de todos abaixo as famílias em seus respectivos grupos:
Ruínas:
A Companhia Dourada dos Mercadores
Os Ditadores dos Ermos
Os Reis Tiranos
Ecos:
Os Cultivadores da Carne Nova
O Enclave do Antigo Conhecimento
Os Pioneiros das Profundidades
Espelhos:
A Ordem dos Titãs
Os Servos da Única Fé Verdadeira
Os Filhos das Estrelas
O Enxame Sintético
As Crias da Evolução
Muitos nomes, muitas ideias, o que cada um destes arquétipos representa e como podem alterar o mundo pelos seus marcos, isso é assunto para um outro artigo.
P.S. As traduções dos nomes das famílias ainda não estão finalizadas, quaisquer sugestões entrem em contato com a gente através do nosso Facebook: Rocky Peak Editora, ou Instagram: @rockypeakeditora, estamos aguardando!