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O Motor do Apocalipse



Se você quer jogar um RPG onde cada ação e decisão dos jogadores irão influenciar o cenário de jogo e a história criada terá o dedo de cada jogador, você está no artigo certo, pois este sistema é o Apocalypse World Engine.

Aqui não vamos falar de regras, mas fazer um breve resumo (bate-papo) sob a ótica da Rocky Peak Editora do que faz o AWE (Apocalypse World Engine) ser tão diferente e atrativo. Para deixar claro estamos falando aqui essencialmente do sistema motor que é a base para muitos jogos de RPG que levam a tag powered by the apocalypse, como Dungeon World ou o Legacy 2e,  este último que será lançado no Brasil por nós!!!!

Existem três pontos principais que percebemos como grande diferencial do AWE, são eles: narração colaborativa, baixa exigência de preparo e experiência única a cada sessão.

Narração Colaborativa:

Todo RPG em sua essência é uma narração colaborativa, onde uma história será construída através das ações dos jogadores perante o que é disposto diante deles, normalmente pelo mestre, mas no AWE isto é disposto de uma forma diferente, o foco se volta para o jogador, a ele é perguntado como enxerga determinado cenário, como um fato na história ocorreu, dentre outros questionamentos, e neste momento aquilo se torna verdade para todos da mesa.

Esta dinâmica faz com que todos na sessão, do mestre até aquele jogador mais introspectivo, influenciem no mundo de jogo e nos elementos que envolvem toda a história, criando algo totalmente único que de fato transmite a todos na mesa a sensação de ter criado algo majestoso.

Baixa exigência de preparo:

Pegando um gancho no tópico anterior, chegamos no segundo ponto, todo mundo que já mestrou alguma mesa de RPG sabe aquela velha frase “Todo mundo na mesa joga, mas o mestre joga sempre duas vezes, uma com os jogadores e outra durante a criação da aventura”.

Não vamos entrar nesse mérito, afinal isso seria assunto o bastante para mais de um artigo, mas a questão aqui é que preparar toda uma sessão de jogo exige algum tempo, no entanto no AWE como existe todo o encorajamento em criar uma narração colaborativa, a definição de muitos pontos é feita na mesa in-game e com a participação de todos.

Desta forma jogos powered by the apocalypse incentivam a menor quantidade de preparação possível, deixe que as coisas se definam na mesa juntamente com o game acontecendo, viva o imprevisível, saboreie resultados inesperados.

Experiência única a cada sessão:

Mediante os dois fatores já apresentados existe alguma forma disto não acontecer? Uma vez que a narração é compartilhada, a interpretação e inserção de elementos incentivada e a preparação menor possível, várias cabeças pensando em prol de deixar aquela história cada vez mais excepcional e memorável, como não ter uma experiência única a cada sessão?

A cada sessão, elementos não pensados antes caem no colo do mestre e jogadores que devem imediatamente lidar com isto, gerando situações que necessitam serem discutidas e resolvidas, seguindo assim em um ciclo contínuo, e o melhor é que tudo isto influencia o cenário e como os jogadores e mestre perceberão o mundo daqui em diante.

O melhor:

Para finalizar o melhor é que todo o sistema da engine trabalha de forma a tornar simples todos os pontos listados acima, fazendo com que eles aconteçam durante o jogo de uma forma muito fluída e amigável, tornando tudo uma experiência muito gostosa. 

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